“Cidade Relicário”
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Evento
Mostra "Cidade Relicário"
Pinturas de Carmen San Thiago
Espaço Cultural Academia Café (201 norte)
Brasília-DF
De 1 a 15 de dezembro de 2016
A artista visual Carmen San Thiago apresenta a exposição "Cidade Relicário" no Espaço Cultural Academia Café (201 norte) de 1 a 15 de dezembro. "Cidade Relicário" é fruto de um processo criativo em que Brasília é o grande objeto de observação da artista. Quadros condensam a vida dos moradores entre tesourinhas, passagens subterrâneas e parques públicos. As texturas das colagens e pinturas deixadas pelas pessoas que ocupam a cidade, chamam a atenção da artista para um estudo pictórico e de composição do seu trabalho.
As gerações que frequentaram e hoje frequentam o “foguetinho" são transformadas em objetos performáticos na pintura. A série é composta por 30 quadros realizados nas técnicas de aquarela e pintura acrílica sobre tela, e objetos, como almofadas e banquetas, que receberam intervenções artísticas.
"Os equipamentos urbanos de Brasília - como as tesourinhas, as passarelas e passagens subterrâneas de pedestres, os pontos de ônibus e o foguetinho do Parque Ana Lídia - são meus objetos de estudo. Transformei estes elementos em relicários (caixas ou altares que contém histórias e pertences dos santos), por conter vários tipos de intervenções, entre eles: colagens, lambe-lambes, propagandas, pichações de protestos políticos e rebeldes e outras performances que nós moradores e visitantes nos deparamos, num cenário de inúmeras possibilidades imaginárias para um olhar pictórico. Nós somos os Santos e nossas histórias vão deixando rastros pelos tempos e monumentos. As telas são relicários das pequenas histórias vividas na paisagem monumental de Brasília. A tela é mais do que uma superfície de tinta para a artista, nela estão impregnadas as lembranças de um tempo". Comenta a artista sobre esta nova série.
As pinturas começaram a ser elaboradas em 2014. O nome "Cidade Relicário" traz nas telas pequenas histórias de personagens anônimos condensadas. Entre os temas, estão a mãe que leva os filhos para brincar no parque, estudantes e trabalhadores esperando o transporte público e crianças que tomam coragem para entrar no foguete do Ana Lídia.
Carmen San Thiago vive em Brasília há 22 anos e é uma atenta observadora dos espaços públicos da cidade. As paisagens brasilienses, como as tesourinhas, as passagens subterrâneas e os ipês floridos são paisagens recorrentes de seus quadros.
Mais recentemente, ela incluiu os habitantes do DF nas pinturas. "As telas desta série são relicários das pequenas histórias vividas na paisagem monumental de Brasília", afirma Carmen. A tela é mais que uma superfície de tinta para artista, nela estão impregnadas as lembranças de um tempo.
Sobre Carmen San Thiago:
Carmen San Thiago nasceu em Porto Velho (RO) em 1976. Em 1991 mudou-se para Brasília. Entre outros, fez curso de Pintura Barroca com as Irmãs Marcelinas e em 2000 entrou para a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes tendo se graduado em 2003 no curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais. Entre 2000 e 2005 frequentou como aluna o ateliê do Mestre Lourenço de Bem, naquele ambiente e sobre a orientação do mesmo, viu as várias possibilidades que as Artes Plásticas ofereciam através da música, do teatro e do cinema. Em 2009 concluiu no IED (Instituto Europeu de Design) o Curso de pós-graduação em Design Estratégico. Ministrou aulas de Design em algumas faculdades, foi assistente de alguns Diretores de Arte e logo em seguida foi convidada para dirigir a parte de artes em curtas metragens e peças de teatro que eram produzidas em Brasília. Em 2007 começou a frequentar cursos e oficinas de Teatro. Entre os seus trabalhos como artista visual, estão também a ilustração de livros infantis com suas aquarelas que são o seu carro-chefe na pintura.

Serviço: Exposição "Cidade Relicário" de Carmen San Thiago
Local: Espaço Cultural Academia Café
(CLN 201 - Bloco A - Loja 67 - Asa Norte)
Brasília-DF
Abertura: 30 de novembro de 2016(quarta) às 19 horas
Visitação: De 1 a 15 de dezembro de 2016
Horários: De 9:00 às 18:30, de domingo a sexta (fecha aos sábados)
Informações: (61) 3327-8438
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca.