Galeria Vitrine
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Clique para Ampliar a Imagem
Espetáculo
.:: Galeria Vitrine ::.
A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 30 de outubro de 2013 a 5 de janeiro de 2014, na Galeria Vitrine, a exposição
Wagner Pinto: Ventos de Oya
Ventos de Oya é a primeira exposição individual do artista plástico Wagner Pinto em Brasília. A mostra apresenta cerca de 40 trabalhos do artista realizados nos últimos três anos. Com uma linguagem fortemente influenciada pelas as artes gráficas, seus desenhos e pinturas articulam elementos, cores e padrões criando uma superfície plena de acontecimentos pictóricos. A temática de seu trabalho advém, sobretudo, da cultura popular cujos símbolos, no entanto, são modificados e estilizados formando padrões abstratos que guardam apenas traços de objetos reconhecíveis. Com uma obra potente e vibrante, que tenciona os limites entre figuração e abstração, Wagner Pinto, gaúcho que mora e trabalha em São Paulo, vem ganhando respeito e admiração no circuito artístico nacional e internacional.
Em seu itinerário artístico, o desenho tem um papel privilegiado, podendo-se dizer que é o ponto de partida do pensamento do artista. Em seus cadernos de desenho, com diferentes formatos, tamanhos e variedades de papel, o artista dá vazão a sua criação. Neles, podemos observar a habilidade do artista em lidar com o espaço vazio da folha em branco, criando com desenvoltura uma linguagem própria e fluente. Abstratos, os desenhos guardam a memória de objetos e sinais gráficos: búzios, amuletos, joias de crioulas, raios, adereços de festas profanas e sagradas, números e letras, corais marinhos, andorinhas, símbolos religiosos ancestrais, fitas e colares de contas, dispersos e organizados sobre papel branco, preto, pardo, rosa, colorido... “Todos eles depois migrarão para tela adquirindo dimensão e espessura poética, não apenas em escala, mas também em significado e simbologia”, observa Claudinei Roberto da Silva, curador da exposição.
Tradição decorativa
Para Claudinei Roberto da Silva, o trabalho de Wagner Pinto pode ser vinculado à tradição moderna da pintura, sobretudo aos pintores que retomam, dentro dos padrões modernistas, a tradição decorativa. Para o curador, “é válido considerar que a obra de Henri Matisse é que mais tange as fibras do coração do artista, principalmente o Matisse da série Jazz pelo seu colorido exuberantemente e chapado, pelo tanto de gráfico e pelo décor”. Nas pinturas do artista brasileiro, a superfície que corresponde ao fundo recebe um tratamento monocromático onde não se observa qualquer marca do pincel: é uma pintura plana e chapada. Sobre ela, grafismos coloridos vão sendo acumulados estabelecendo entre si diálogos e desdobramentos.
Cultura popular e brasilidade
Voltando o olhar para as matrizes fundadoras da cultura brasileira, a presença de elementos africanos e indígenas é grande na trama tecida por Wagner Pinto. Vê-se uma obra mestiça, feita de cruzamentos e sincretismos. Os símbolos gráficos aludem a um universo que inclui tanto a cultura dos grandes centros urbanos quanto a tradicional, o profano e o religioso, contemporâneo e o ancestral que aparecem fundidos numa obra aberta em constante expansão.
SERVIÇO:
CAIXA Cultural Brasília - Galeria Vitrine
Endereço SBS Qd. 4 Lote 3/4, Ed. Anexo à Matriz da CAIXA Cultural
Coquetel de abertura para convidados dia 29/10, às 19h, e bate-papo com o autor das obras, Wagner Pinto.
Temporada de 30/10/2013 a 05/01/2014
Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h.
Entrada franca
Classificação livre para todos os públicos
Informações 61 3206.9443 ou 9449
caixacultura.df@caixa.gov.br
www.caixa.gov.br/caixacultural
Clique para Ampliar a Imagem